16º Festival Estadual de Quadrilhas Juninas é realizado em Patos

16º Festival Estadual de Quadrilhas Juninas é realizado em Patos
(100%) 1 voto

De 16 a 18 de junho aconteceu em Patos o 16º Paraíba Junino (Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas da Paraíba) que tem por finalidade valorizar, difundir e incentivar uma das maiores manifestações populares da Cultura Nordestina que é os festejos juninos e as Quadrilhas Juninas. Foi realizado no Ginásio de Esporte “O Rivaldão”, pela Federação das Entidades das Quadrilhas Juninas da Paraíba (FEQUAJUNE/PB) e pela Associação das Quadrilhas Juninas de Patos (AQJP), com apoio de Empresas Parceiras e do Deputado Federal da Paraíba, Hugo Motta.

O Festival esse que atraiu pessoas de várias regiões e cidades da Paraíba, como Campina Grande, Vale do Paraíba, Borborema, Cachoeira dos Índios, Bayeux, Zona da Mata, Brejo, Santa Rita, João Pessoa entre outras. O evento não teve apoio da Prefeitura Municipal de Patos.

O Diretor de Comunicação da Associação das Quadrilhas Juninas de Patos, Marcelo Lima fez um balanço geral sobre os três dias de evento e em relação aos apoios ao mesmo.

“O evento foi bastante positivo, mostramos um pouco da Cultura popular Nordestina para a população que participou ativamente durante os dias do evento. Já em relação ao apoio, nossa Entidade não teve nenhum apoio da Prefeitura Municipal de Patos mas realizamos com muita raça e determinação, ficamos triste pelo não reconhecimento desse grandioso evento que foi realizado aqui na nossa Cidade, mas a sensação de toda diretoria é de dever cumprido e sem sombra de dúvida a Associação das Quadrilhas Juninas de Patos (AQJP) vem trabalhando para que as Quadrilhas de Patos possam cada vez mais crescer e desempenhar um bom trabalho e assim nós almejamos para o ano que vem mais uma vez realizarmos esse grande festival aqui em Patos em parceria com a FEQUAJUNE/PB”, relata Marcelo.

O presidente da FEQUAJUNE/PB, Edson Pessoa fez uma avaliação geral do evento e a importância da Associação das Quadrilhas Juninas de Patos (AQJP) no Festival.

“Estou bastante satisfeito, eu costumo dizer nas minhas reuniões, assembleias e palestras por onde eu passei que o dinheiro não é tudo, claro que buscamos apoio financeiro para pagarmos as despesas isso é fundamental. Mas decidimos junto a Associação das Quadrilhas Juninas de Patos (AQJP), abraçar o Paraíba Junino esse ano sem dinheiro e nós nos unimos junto as Quadrilhas Juninas da Paraíba, isso é a maior prova do amor que nós temos as Quadrilhas e quando queremos realizar um evento desse porte nós mostramos ao poder público e aos Empresários que nós somos populares e não aquelas pessoas que brincam de fazer Quadrilhas Juninas, disse Edson Pessoa presidente da FEQUAJUNE/PB.

O 16º Paraíba Junino tem a participação das Quadrilhas Juninas classificadas pelas etapas eliminatórias realizadas pelas Entidades de Quadrilhas Juninas na Paraíba filiadas a FEQUAJUNE/PB. Durante as três noites do Festival, 29 Quadrilhas Juninas se apresentaram dando um show de cores, brilho e alegria as pessoas que iam prestigiar o evento.

As quadrilhas foram julgadas por quatro jurados que avaliaram nove quesitos: Entrada no Arraial, Marcador, Figurino, Coreografia, Repertório Musical, Conjunto, Casamento, Animação e Saída do Arraial. Os jurados atribuirão notas numa escala de 05 (cinco) a 10 (dez) pontos, sendo admitidas, notas fracionadas, ou seja: 5,0: 6,3: 6,6: 7,3: 7,8: 8,2: 8,9: 9,1: 9,7 e etc.

As 03 (três) primeiras Quadrilhas Juninas que obtiveram as maiores pontuações receberão troféus e uma premiação surpresa promovida pelas TV’s Cabo Branco e Paraíba filiadas à Rede Globo. A campeã será credenciada a participar do Regional de Quadrilhas Juninas da Rede Globo Nordeste, Sesc Goiana na cidade de Goiana, Estado de Pernambuco no próximo domingo, 25 de junho e também representará a Paraíba e a FEQUAJUNE no XV Concurso Nacional de Quadrilhas Juninas, realizado pela Confederação Brasileira de Entidades de Quadrilhas Juninas (CONFEBRAQ) na Cidade de Palmas – TO.

Vejam como ficou a classificação da Final do 16º Paraíba Junino 2017:

1º lugar – Sanfona Branca da cidade de João Pessoa
2º lugar – Moleka 100 Vergonha da cidade de Campina Grande
3º lugar – Mistura Gostosa da cidade de Campina Grande
4º lugar – fogueirinha da cidade de João Pessoa
5º lugar – Dona xiita da cidade de Bayeux
6º lugar – Moleca Enxerida da cidade de Cachoeira do Índios
7º lugar – Amor caipira da cidade de Campina Grande
8º lugar – Fazenda lampião da cidade de João Pessoa
9º lugar – Fazenda Brasil Caboclo da cidade de Cachoeira dos Índios
10º lugar – Explosão Nordestina da cidade de Santa Rita
11º lugar – Juventude Junina do Brejo Paraibano
12º lugar – Explosão patoense da Cidade de Patos
13º lugar – Rosa dos Ventos da cidade de Junco do Seridó
14º lugar – Paixão Junina Agreste de Campina Grande
15º lugar – Cambebas da cidade de Campina Grande
16º lugar – Eterno amor Sapé Zona da Mata
17º lugar – Manoel Cardoso Brejo Paraibano
18º lugar – Ação Nordestina Sapé Zona da Mata
19º lugar – Sanfona de Ouro Brejo Paraibano
20º lugar – Explosão vicentina Região da Borborema
21º lugar – Paixão nordestina Vale do Paraíba
22º lugar – Arraia do nacioná da cidade de Bayeux
23º lugar – Sertaneja Boi Seca da cidade de Patos
24º lugar – Pé de moleque da cidade de Patos
25º lugar – Riacho fundo da cidade de Santa Rita
26º lugar – Tradição nordestina da cidade de Cachoeira dos Índios
27º lugar – Geração matuta Vale do Paraíba
28º lugar – Joia rara Sapé Zona da Mata
29º lugar – Só pra você Agreste de Campina Grande.