Campina Grande recebe 9ª edição do ‘Festival da Pamonha’ antes do São João

Avalie esta postagem

Evento homenageia Luan e Forró Estilizado além de trazer outras atrações no pontapé inicial para as festas juninas da cidade

festival-da-pamonha campina garandeNa terra do Maior São João do Mundo as festas juninas começam mais cedo. A partir do dia 18 de maio, Campina Grande vira cenário do Festival da Pamonha, evento tradicional na cidade, realizado pela Faculdade Maurício de Nassau. Nesta edição o festival acontece em dois momentos com programação nos dias 18, 19 e 20 de maio e posteriormente nos dias 8, 9 e 10 de junho com competições típicas para a época.

Idealizado pela coordenação dos cursos de Nutrição e Gastronomia da instituição, o 9ª Festival da Pamonha atingiu proporções bem maiores que as oito edições anteriores. Este ano o evento é aberto à comunidade e traz o tema “Resgatando as tradições juninas” com apresentações culturais, feiras de negócios, mostra gastronômica, concurso de noivos juninos, concurso de quadrilhas juninas, trios de forró, emboladores de coco, dentre outras atividades.

Durante as atividades do mês de maio, a Nassau prepara estudantes e professores para receber o público que vai interagir com a festa popular mais bonita do Nordeste. Para o mês de junho, estão sendo preparados os concursos e a degustação do “Cuscuz Solidário” que se trata de um grande mutirão entre a instituição e parceiros com o intuito de construir o maior cuscuz do Maior São João do Mundo. O resultado desta ação será doado para a comunidade em geral e instituições carentes do município.

Neste sentido, e Faculdade Maurício de Nassau traz a regionalidade para a academia e leva a academia para as discussões próprias da cultura popular. Por isso, os profissionais que trabalham com barracas e tendas no período junino também poderão participar dos cursos realizados em parceria com a Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG), a exemplo de: Práticas de manipulação de alimentos no comércio de rua; Qualidade no atendimento; Gestão de fluxo de caixa; Primeiros socorros; Direitos básicos do consumidor; Prevenção contra acidentes em ambientes aglomerados e Análise microbiológica de comidas juninas.

De acordo com a coordenadora do curso de Nutrição, Janemary Malheiros, o evento já tem marca registrada na cidade. “Os concursos chamam a atenção pelas receitas incrementadas. E a feira engrandece a atividade comercial, própria desta época, quando a intenção é de inovar nos pratos tradicionais no período junino. É um festival bastante conhecido, nós apenas desenvolvemos o que já era bom e que ficou muito melhor”, disse.

Comenda Maurício de Nassau

Na ocasião da abertura do evento, quarta-feira (18), às 18h, será feita a entrega da Comenda Maurício de Nassau ao cantor e sanfoneiro Luan, que lidera a banda Luan e Forró Estilizado, conhecido em todo o país. O prêmio, Comenda Maurício de Nassau, criado a partir da resolução nº 13 de maio de 2004, é concedido a personalidades que, por suas qualidades tenham alcançado destaque no campo do ensino, da educação ou da cultura popular.

O 9º Festival da Pamonha será realizado no prédio da Faculdade Maurício de Nassau, Campina Grande, Estação Velha A instituição é localizada na Rua Antônio Carvalho de Souza, 295, Estação Velha (próximo ao fórum). Para participar destas atividades é necessária a doação de 1 kg de alimento não perecível e outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (83) 2101.8915.

Programação:

> 18/05 – 18h Solenidade de Abertura – Homenagem ao artista da terra, Luan e Forró Estilizado.
> 18/05 – 19h Feira do Empreendedor
> 19/05 – 10h Apresentação Cultural – Emboladores de Coco
> 19/05 – 14h Minicursos
> 19/05 – 18h Mostra Gastronômica
> 19/05 – 20h Concurso Noivos Nassau*
> 20/05 – 19h São João Nassau (Barracas e trio de forró)
> 20/05 – 20h Concurso Rainha do Milho*
> 08/06 – 14h Concurso: Melhor Pamonha do Maior São João do Mundo
> 09/06 – 17h Concurso: Quadrilhas Juninas*
> 10/06 – 09h:30 Degustação Cuscuz Solidário *Ver regulamento na recepção da coordenação.

Da Redação
Por Leonardo Guilherme