São João de Campina Grande será abastecido com carro pipa e poços

Seu Voto

Organização do evento quer poupar água de Boqueirão.
Festa acontece durante 31 dias e cidade vive racionamento de água.

São João de Campina Grande será abastecido com carro pipa e poços

São João acontece durante 31 dias  (Foto: Taiguara Rangel/G1

As barracas, restaurantes e banheiros do Parque do Povo, em Campina Grande, no Agreste paraibano, vão ser abastecidos por carros pipas e poços artesianos durante o Maior São João do Mundo deste ano. A decisão foi tomada pela prefeitura devido à crise hídrica enfrentada pela população há mais de um ano, que gerou a necessida de racionamento. O evento acontece entre os dias 3 de junho e 3 de julho.

Na manhã desta quinta-feira (10), foi realizada uma reunião de planejamento entre a organização do evento, secretários e empresários. A intenção é tornar o evento independente da água fornecida pelo açude Epitácio Pessoa (Boqueirão), que abastece Campina Grande e outras 18 cidades do Agreste paraibano.

Para garantir a água que será usada nos 31 dias de festa, deverão ser instaladas duas caixas de água interligadas, que serão abastecidas por carros pipas com água de açudes da zona rural. Além disso, está sendo estudada a perfuração de dois poços artesianos na praça de eventos. Outra sugestão apontada na reunião é criação um sistema de captação de água da chuva na pirâmide do Parque do Povo.

“Além de caixas d’água interligadas, abastecidas com carros-pipa, também uma empresa especializada estará fazendo estudos geológicos para a perfuração de mais dois poços numa área dentro do Parque do Povo. Existe a possibilidade deles serem perfurados ainda durante esta semana”, disse Temi Cabral, coordenador geral do Maior São João do Mundo.

O secretário de serviços urbanos e meio ambiente de Campina Grande, Geraldo Nobre, destacou que a meta é ampliar o sistema alternativo que foi implantado no ano passado, quando foram instalados no Parque do Povo reservatórios abastecido por meio de carros-pipas. “O objetivo é ampliar esta ação, pois a cada ano os recursos hídricos estão ficando mais escassos”, disse o secretário.

Boqueirão
O açude de Epitácio Pessoa, localizado no município de Boqueirão, no Cariri paraibano, está com apenas 11,09% da capacidade e pode entrar no volume morto a qualquer momento, se não receber recarga. A medição foi divulgada pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) nesta quinta-feira.

O reservatório abastece Campina Grande e mais 18 cidades. Para poupar a água, a Companhia de Águas e Esgotos do Estado da Paraíba (Cagepa) adotou um racionamento, onde o abastecimento está sendo suspenso na tarde dos sábados e retomado apenas na manhã quartas-feiras.

Tópicos: