STTP divulga plano operacional de trânsito durante o São João em Campina Grande

Avalie esta postagem

Foto: Codecom/CG

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Superintendência de Transito e Transportes Públicos – STTP divulgou, na manhã desta quarta-feira, 31, o plano de mobilidade para as festividades da festa de São João

Com base no planejamento da coordenação do evento, a STTP, definiu em reunião com todos os setores envolvidos, as seguintes ruas serão interditadas, no entorno do Parque do Povo, e com a presença de equipes de apoio operacional:

Ponto 1 – Rua Paulino Raposo x Rua Lino Gomes Da Silva –   Via reservada para os veículos de urgência (Polícia, Trânsito e Guarda Municipal) e emergência (SAMU e Bombeiros), bem como aos veículos de autoridades, devido ao camarote da PMCG ser no Espaço Cultural, situado na rua Paulino Raposo.
Ponto 2 – Rua Lino Gomes Da Silva X Rua Sebastião Donato –   Interdição para fluxo exclusivo de pedestres no acesso ao Parque do Povo. Local também com veículos de segurança pública.
Ponto 3 – Rua Frei Caneca x Rua Tiradentes –    Via com um dos lados reservados para veículos a serviço do evento.
Ponto 4 – Rua Frei Caneca x Rua Desembargador Trindade – Via com um dos lados reservados para veículos a serviço da secretaria de saúde da PMCG.
Ponto 5 – Rua Frei Caneca x Rua Sebastião Donato – Via importante para acesso dos pedestres para o interior do Parque do Povo. Esporadicamente, dependendo da necessidade, essa interdição é antecipada para o cruzamento da Rua Sebastião Donato com a Rua Otacílio de Albuquerque, e nos dias de ápice da festa, a interdição é feita temporariamente no cruzamento da Rua Sebastião Donato com a Rua Miguel Couto.
Ponto 6 – Rua Major Belmiro x Rua Paulino Raposo – Via considerada como a “Rua da imprensa”, onde ficam alocados veículos de imprensa que dão cobertura ao evento.
Ponto 7 – Rua José Do Patrocínio x Rua Olegário Azevedo
Via onde ficam alocados os veículos de segurança pública. Esta interdição normalmente fica sob os cuidados da Polícia Militar.

As interdições serão nos seguintes horários: de segunda a quinta-feira, das 18h às 02h, e sextas e sábados, e domingo, das 17h às 05h.

ESTACIONAMENTOS regulamentados: Dentre as ações traçadas pela STTP ficam estabelecidos os seguintes pontos para o estacionamento e tráfego no entorno do Parque do Povo:

– ÔNIBUS DE TURISMO: Rua Dr. Severino Cruz (entre a Rua João Tavares e a Rua Miguel Couto); Av. Almeida Barreto (após o supermercado Hiper Bompreço); Rua Benjamim Constant (Escritório de representação do Governo do Estado); Rua Paulo de Frontin (em frente ao SESC); Rua Vigário Calixto (lateral do SESC).

– PARA CARGA/DESCARGA, será permitido no horário das 10h às 15h, nos seguintes locais regulamentados: Rua Major Belmiro (por trás da Pirâmide); Rua Dr. João Moura (próximo ao portal de acesso ao Parque do Povo), e Rua Tiradentes (próximo à rua Sebastião Donato)

EFETIVO DE TRÂNSITO – A STTP contará com um efetivo de 40 agentes de trânsito por noite, para um trabalho diário operando com 09 viaturas e 10 motocicletas, distribuídos nos três turnos de plantões, de acordo com a demanda exigida pela programação do São João.

O plano de ação da STTP conta com estratégias operacionais em parceria com as policias Militar e civil, Cptran, e Bombeiros, conforme reuniões realizadas com o Ministério Público objetivando detalhar as operações de fiscalização do trânsito, aliado ao sistema de monitoramento eletrônico por câmeras.

ZONA AZUL SOCIAL – Devido a grande procura por estacionamento, novamente será implantado o estacionamento Zona Azul Social, para garantir uma maior otimização na utilização das vias.

Esta modalidade de estacionamento consiste em autorização da STTP as Ongs que já operam o estacionamento Zona Azul da área central, cobrarem uma taxa de ocupação por cada veículo estacionado, por um tempo  determinado de 4 horas, nas ruas abaixo com uma média de 350 vagas:

Rua Frei Caneca; Rua Desembargador Trindade; Rua Tiradentes; Rua João Moura; Rua Otacílio de Albuquerque; Rua Treze de Maio; Rua Sebastião Donato. Rua Santa Clara (em torno do quarteirão da Câmera dos Vereadores, Shopping Lindaci Medeiros e secretaria de Ciência e Tecnologia);  Rua José do Patrocínio, e Rua Lino Gomes da Silva.

IDOSOS – 15 vagas nos locais com estacionamentos regulamentados: Rua Dr. João Moura junto ao portal de entrada para o Parque do Povo, e Próximo as esquinas da rua Frei Caneca com rua Tiradentes;

DEFICIENTES FÍSICOS (15 vagas) – Rua Sebastião Donato entre as ruas Otacílio Albuquerque e Frei Caneca (tipo bolsão dos dois lados da via); Próximo as esquinas da rua Frei Caneca com rua Desembargador Trindade e rua Tiradentes;

Obs.: será autorizado ao deficiente físico que utiliza a cadeira de rodas o ACESSO para desembarque/embarque na Rua Tiradentes, na proximidade da rua Sebastião Donato.

CREDENCIAIS DE ESTACIONAMENTO E TRÂNSITO LIVRE: Na necessidade de dar acesso aos moradores, bem como as pessoas que estarão trabalhando no evento, serão reservadas áreas de estacionamento nas proximidades do evento e serão confeccionados adesivos que servirão de credenciais. Essas áreas e os adesivos serão classificados da seguinte forma:
– Credencial Área VERDE  – Destinada aos veículos de Autoridades, com estacionamento especifico regulamentado área verde;
– Credencial Área AZUL – Destinada aos veículos a serviço, com estacionamento específico regulamentado área azul;
– Credencial SAÚDE – Destinada aos veículos da Secretaria de Saúde;
– Credencial IMPRENSA – Destinada aos veículos da imprensa que estejam a serviço;
– Credencial MORADOR – Destinada aos veículos de moradores que residam na parte da rua que esteja interditada.

TRANSPORTE PÚBLICO

A divisão de transportes, tem a função principal de fiscalizar o cumprimento da oferta do serviço de taxis, moto taxis e ônibus coletivo à população. Além dos Fiscais de Transportes, o GOFT conta também com apoio de agentes de trânsito à disposição daquela gerência, para auxiliar nessa fiscalização.
Assim como em todos os anos, o serviço é muito utilizado pelos forrozeiros que chegam ao Parque do Povo. Contudo, foi notado em 2014 à 2016 um grande aumento na procura por esse serviço, devido às operações “Lei Seca” do DETRAN/PB, fruto de uma conscientização maior da população durante o evento.
Além do Terminal de Integração de ônibus urbano, a STTP prepara locais para pontos de taxi e moto taxi nas proximidades da festa, a fim de facilitar o acesso dos cidadãos ao transporte público. Conforme ilustração do mapa a seguir, constam os principais locais de pontos de taxi e moto taxi a serem criados pela STTP durante o evento.

Transporte Coletivo – terá horário estendido no período junino, com o Terminal de Integração funcionando em horário especial a partir da meia noite, com ônibus saindo de hora em hora. O Terminal de Integração receberá o apoio da Policia Militar, que garantirá segurança para os passageiros.

Pontos de Táxis: ficarão localizados nos seguintes trechos:
Ponto 1 – Av. Mal. Floriano Peixoto (da expansão do Shopping Lindaci Medeiros passando ao lado da Secretaria de Ciências e Tecnologia, estendendo se pelo bordo esquerdo da via, na lateral do Parque Osvaldo Cruz até a Pça do Rotary);
Ponto 2 – Rua Dr. João Moura (proximidades do portal de acesso ao Parque do Povo);
Ponto 3 – Rua Sebastião Donato (Trecho da Rua Miguel Couto até a Rua Otacílio de Albuquerque.).

Ponto de mototaxi – ficarão localizados nos seguintes trechos:
Ponto 4 – Rua Treze de Maio (em frente à CLIPSI);
Ponto 5 – Rua Sebastião Donato (entre a Rua Otacílio de Albuquerque e a Miguel Couto).

A execução das ações do Plano de Mobilidade junina da STTP, também chegará aos distritos de Galante, São José da Mata, e Catolé de Boa Vista, conforme programação elaborada pela coordenação do São João.

Durante todos os dias do São João será disponibilizada uma estrutura interna na STTP, com central de rádio, central de monitoramento, e telefone para informações adicionais ao público, através do 3341-1517, ou no site www.sttpcg.com.br.

Tópicos: