Troféu Gonzagão 2016 é lançado em Campina Grande com novidades

Avalie esta postagem

Prêmio acontecerá em novo local e terá presença de Carlinhos Brown.
Poeta e compositor Zé Dantas será o homenageado da 8ª edição do troféu.

Troféu Gonzagão 2016

lançamento do Troféu Gonzagão 2016  (Foto: Rogério Almeida)

Foi lançada na manhã desta quarta-feira (13), em Campina Grande, no Agreste paraibano, a oitava edição do Trófeu Gonzação, um dos mais importantes prêmios da música nordestina. O evento foi anunciado ao som da sanfona do músico pernambucano campeão mundial de acordeom, Mahatma Costa, no Garden Hotel, que este ano sediará a cerimônia do prêmio promovido pelo Instituto Intercultural do Brasil (Inbra). Neste ano, o evento acontece no dia 17 de maio.

Durante o lançamento do Trofeu Gonzação, os idealizadores Rilávia Cardoso e Ajalmar Maia receberam jornalistas em uma coletiva de imprensa. Foram apresentadas várias novidades da edição 2016 do evento.

A principal delas é o local da festa, que até o ano passado aconteceu no auditório da Federação das Indústria do Estado da Paraíba (Fiep), em Campina Grande, e agora será realizado no teatro do Garden Hotel, também na cidade. Outra novidade é a presença do cantor e instrumentista baiano Carlinhos Brown, que participará do Troféu Gonzagão pela primeira vez.

Este ano, o grande homenageado será o poeta e compositor Zé Dantas, que foi um dos principais parceiros musicais de Luiz Gonzaga. A cantora Elba Ramalho, madrinha do evento, já confirmou presença na festa.

O evento ainda fará homenagens ao compositor e cantor Flávio José, o repentista Ivanildo Vila Nova, o compositor Xico Bizerra, o cineasta Bernard Robert Charrue, responsável pelo filme Paraíba Meu Amor, o maestro Rodolf Freire, o empresário Pierre Landolt, o músico Edmar Miguel, a cantora e compositora Antonia Amorosa, o músico Del Feliz e Zé do Pife, que está completando 50 anos de carreira em plena atividade.

Segundo os organizadores Rilávia Cardoso e Ajalmar Maia, a nova formatação do prêmio valoriza ainda mais a apresentação das atrações. “A cada edição, o evento se supera pelo brilhantismo e entusiasmo dos artistas, ainda mais em um palco de teatro, onde poderão propiciar verdadeiro espetáculo ao público admirador da música regional”, disse Rilávia.

O prêmio abre os festejos do Maior São João do Mundo, em Campina Grande, e deve reunir cerca de 150 artistas consagrados da cultura nordestina. São músicos, instrumentistas, compositores, cineastas e intérpretes.

Do G1 PB